quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eficiência energética pelo mundo

por Fernanda Dalla Costa

México: cidade troca lâmpadas para ampliar projetos sociais | Espanha: tarifas elétricas não incluirão taxas de eficiência energética | Japão: governo irá estimular construtores a se tornarem mais eficientes energeticamente

México: cidade troca lâmpadas para ampliar projetos sociais

A cidade de Naucalpan, espera reduzir em até 60% seu consumo de energia com a troca de cerca de 40 mil lâmpadas de iluminação público. Isto é o equivalente a uma economia de 270 milhões de pesos (R$38,8 milhões) para os cofres da cidade, informou o diário La Crónica de Hoy.

"O governo de Naucalpan caminha com passos firmes em direção à redução da poluição de nosso meio ambiente e desenvolvimento sustentável, limpo e harmônico com o crescimento econômico de nossa cidade", disse Azucena Olivares Villagómez, prefeita da cidade.

O programa reduzirá a emissão de 23.106 toneladas de gases poluentes, irá gerar mais de 300 empregos temporários e os recursos financeiros economizados poderão ser investidos em projetos sociais na cidade.

Espanha: tarifas elétricas não incluirão taxas de eficiência energética

O Tribunal Supremo espanhol declarou que o custo dos planos de economia e eficiência energética não devem ser adicionados à tarifa regulada, atendendo a um recurso apresentado pela Unesa (Associação Espanhola da Indústria Elétrica, em português). A entidade questionou uma ordem ministerial que revisou as tarifas elétricas desde 1º de janeiro de 2009, informou a agência de notícias Efe.

O tribunal anulou o artigo 9 da Ordem ITC/3801/2008, que assegurava uma quantia ao financiamento do plano de estratégias de economia e eficiência energética. Assim, o tribunal concordou com o setor elétrico que argumentou que o aumento das tarifas o que infringe dois artigos da Lei do Setor Elétrico, que estabelece o o que pode ser financiado pela conta de luz.

Essa discussão, entre o Estado e o setor elétrico está em pauta no país desde 2006.

Japão: governo irá estimular construtores a se tornarem mais eficientes energeticamente

O governo japonês pretende implantar, até o final de 2010, um plano de economia de energia e de materiais para as empresas de construção, além disso será formado um grupo de especialistas para elaborar outras pautas de economia de energia, segundo o ministro dos Transportes, Seiji Maehara, informou a agência de notícias Prensa Latina.

A iniciativa pretende tornar obrigatório o uso de materiais que causam menos impactos ambientais e métodos de construção que contribuam para o isolamento térmico das residências. Segundo o ministro, o governo também está estudando a possibilidade de oferecer descontos aos construtores que cumprirem essas recomendações e usarem materiais verdes em suas obras.

Maehara disse ainda que pretende criar novos investimentos e revigorar o mercado de construções, a fim de aumentar a eficiência energética em casas e edifícios. Essas medidas fazem parte do plano para reduzir as emissões de CO2 do país em 25% até 2020, em relação aos níveis de 1990.


Retirado: http://www.revistasustentabilidade.com.br/eficiencia-energetica/copy18_of_eficiencia-energetica-pelo-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário