quinta-feira, 1 de março de 2012

Empresa consciente, é empresa ambientalmente responsável

Nos últimos anos, têm-se observado uma maior preocupação com os impactos ambientais nos processos produtivos. E, a adoção de medidas que conduzam a um desempenho ambiental satisfatório, torna-se necessária para a sobrevivência das empresas, sendo exigida uma conduta e transparência no aspecto ambiental, quando se comercializa seus produtos, principalmente ao exportar.
E, o plantio da cana-de-açúcar, que é uma das atividades agrícolas mais importantes do Brasil, cultivada desde meados do século XVI, tem sua demanda crescente nos mercados interno e externo por combustíveis renováveis, especialmente o álcool, atrai novos investimentos para a formação de novas áreas de cultivo da cana-de-açúcar.
Entre as exigências para esse tipo de economia, está uma muito observada e criticada ultimamente, a queimada dos canaviais tem destruído um número ainda incalculável de espécimes da fauna nativa, a saber, desde insetos até mamíferos.
Em 18 de Maio de 2011, uma equipe da Base Operacional de Presidente Venceslau, durante patrulhamento pela Fazenda Dorada III, constatou que uma usina de etanol efetuou a queima da palha da cana-de-açúcar em uma área de 30 hectares sem licença do órgão ambiental,
a queima ocasionou a morte de um animal silvestre, popularmente conhecido como tamanduá-mirim. Foram lavrados dois autos de infração, sendo um por fazer uso de fogo em áreas agropastoris e outro por matar animal da fauna silvestre.
Portanto, ainda é muito utilizada a queima de palha direta, mas suas conseqüência é desastrosa á fauna, tanto para a natureza, quanto para a empresa em questão de multas e de aliar isso a imagem da instituição.
Uma das soluções mais viável para esse problema é que esse tipo de empresa contrate instituições que desenvolvam trabalhos antes, durante e depois da queima da cana, para poder colher e afugentar esses animais dando proteção e direcionando esses para áreas de menos perigo, como é o caso de uma empresa se salvamento de animais situado no interior de São Paulo, que presta esse tipo de serviço para Usinas.
Em síntese, organização que estão sempre na busca constante de melhorar e unir seus objetivos com responsabilidade ambiental, está cada vez mais sendo reconhecida e admirada pela sociedade e até por seus concorrentes.



Elisabeth Rayle Bortucan Lenza
Formada em Ciências Contábeis
MBA em Controladoria e Finanças
Artigos publicados na área de Contabilidade Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário